quinta-feira, abril 28, 2005

Sebo

Fui hoje de manhã no apartamento dos meus pais à procura de um livro para a Zé Colméia. Ela está estudando o A e me lembrei que meu avô tinha um livro todo escrito só com palavras que começavam com essa letra.
No meu quarto ainda estão quatro caixas de livros que foram a minha herança dele. Abri todas quando chegaram, mas não tirei os livros de dentro. Hoje fiz isso - e achei muita coisa legal (mas não o livro que eu estava procurando; na verdade, no fim nem me lembrava mais dele).
A maior parte dos livros é de 1800 e lá vai fumaça; outra parte é do início dos 1900. Pouca coisa avança de 1950. E os títulos...!
"Casamento perfeito", de Diogo de Payva. O livro é de 1897, a terceira edição de uma obra publicada originalmente e, 1630 e, depois, em 1725. Só pode ser paixão de colecionador de livros antigos, porque é uma pérola (e esse trecho está sublinhado a lápis):
"...que saõ entre estes taes casados taõ certas as guerras, que logo se desquitaõ da paz em celebrando o casamento, e bem se alcança por experiencia que ha mister muyto de espirito divino, ou de prudencia natural qualquer casado, que sendo de geraçaõ illustre ha de sofrer a condiçaõ desordenada de huma mulher de sangue humilde, e quando ellas excedem aos maridos na qualidade ainda he mayor o perigo, assim porque he menos usada esta differença, como porque as mulheres costumaõ ser mais promptas na ira e mais arrojadas na vingança."

Não é supimpa? Vou voltar lá amanhã para catar outros do tipo :o)

Nenhum comentário: