quinta-feira, maio 26, 2005

Retrato de uma paixão

No curso de cinco séculos e meio de sua história, esse conjunto glorioso de folhas impressas organizou-se convencionalmente da seguinte forma:
* Abrindo-se a capa, aparecem páginas brancas de guarda, ou cortesia, de duas a quatro.
* Em seguida, a primeira página ímpar impressa chama-se ante-rosto (ou falsa folha ou falso frontispício) e traz impresso apenas o título da obra, em corpo pequeno.
* A página ímpar seguinte ao ante-rosto chama-se frontispício (ou página de rosto) e é o verdadeiro cartão de identidade do livro, pois nela figuram: o título completo (em corpo maior que o do ante-rosto, embora menor que o da capa), o subtítulo ou as partes, nome do autor e a identificação da editora (logotipo, denominação, cidade e ano da edição).
* A página seguinte chama-se página de créditos (ou ainda verso da folha de rosto); nele se apresentam os créditos editoriais, outros detalhes específicos (como copyright, depósito legal, ficha catalográfica, dados da editora etc), título da obra no idioma original, em se tratando de tradução, a numeração, caso seja edição para bibliófilos, e a licença eclesiástica, se pertinente.
* A página ímpar seguinte pode ser reservada para dedicatória.
[...]

 Posted by Hello


* Por último, mas antes das páginas de guarda ou cortesia (se houver, pois são optativas) costuma aparecer o colofão, última página impressa, que contém tradicionalmente a data em que se acabou de imprimir o livro, o local e a gráfica.
* As capas do livro podem ser rígidas ou flexíveis. As primeiras denominam-se capas duras ou cartonadas, as segundas, rústicas ou moles. As capas duras, por sua vez, revestem-se em geral de tecido, tela, couro ou pergaminho, obedecendo sempre a tradição histórica. E nessa tradição, trazem sempre pouca impressão: uma vinheta decorativa ou o título na capa da frente, impresso em geral com destaque, não raro em ouro ou prata – como se continua praticando desde Manuzio – ou em outra cor qualquer. [...]
* A lombada foi, historicamente, o primeiro e principal elemento da capa a ser decorado. [...] Em virtude da redução progressiva dos formatos e espessuras, somente no século XX se introduziram as atuais disposições de títulos redigidos de baixo para cima, ou vice-versa, paralelas à lombada, e não no sentido transversal, segundo a tradição clássica. As lombadas com legendas de baixo para cima chamam-se à francesa e as de cima para baixo, à inglesa.
* As guardas, formadas de dois jogos de quatro páginas, a primeira e a última coladas à capa dos livros de cartonados (capa dura) mostram-se habitualmente com desenhos de mosaicos ou indianas em cores, lembrando as técnicas características dos papéis pintados artesanalmente – que ainda sobrevivem – e praticadas na Europa desde o século XVII. Têm sua origem numa prática turca iniciada duzentos anos antes.

Enric Satué, "Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro"
Coleção Artes do Livro, Volume 4
Ateliê Editorial, 2004

Nenhum comentário: