domingo, setembro 11, 2005

Lutetia*

 Posted by Picasa


Conheci a cidade de Paris em 1995 - ou seja, já se vão dez anos. Muita coisa estava em obras de restauração: Notre Dame, o Louvre. Mas Paris sempre me encantou não por ser Paris, não por ser chique. Um dos meus sonhos não realizados era fazer uma pós-graduação em História medieval, e a França é um dos poucos (se não for o único) países com uma história linear, onde se pode traçar uma reta dos dias de hoje até Carlos Magno. O reino franco, suas tradições, alianças. Seus santos (Luís, rei da França, foi feito santo; dele descende Felipe, o Belo, que inicia a saga Os Reis Malditos, de Maurice Druon), a sua construção, suas catedrais, seu envolvimento nas Cruzadas, seu poder de eleger papas (ou tirá-los do poder). A catedral de Reims (na cidade de mesmo nome) onde os reis era coroados; Cluny, a abadia mais poderosa que já se ouviu falar; os inúmeros castelos, fortalezas, universidades, claustros. A História do Homem pode ser resumida na França. O maior medievalista era francês, George Duby.

 Posted by Picasa


Em Paris, o Louvre, em seu subsolo, teve suas paredes evisceradas, e pode-se ver como ele foi, antes de toda a perfumaria e maquiagem por que passou, uma fortaleza rude e construída em 1190 para deter as invasões vikings. Os prédios do século XVIII de pedras acinzentadas - uma cor indefinida, que lembra prata antiga - e que foram retiradas do chão da própria Paris. Escadarias, igrejas, monumentos. O conjunto de pontes. Notre Dame com sua rosácea tão característica da época em que foi construída, suas gárgulas (uma delas, de chapéu, é considerada, em tom de piada, como a padroeira das sogras :o), seus santos no portal (um deles, São João Batista, aparece degolado). Os túmulos pelo chão, alguns com inscrições tão gastas que a única coisa que se pode divisar é a cruz no escudo, o que mostra que ele foi um cruzado.
Eu gostaria de morar, sim, em Paris. Se pudesse ter uma casa na Itália, então, estaria realizada. Túmulo de Adriano, Coliseu, as termas, os templos. As praças, os palácios, o Vaticano. Mas isso é para outra vida, assunto para outro post.

* O primeiro nome de Paris. Os primeiros habitantes das imediações do Rio Sena chegaram à região cerca de 4.500 aC. Em 300 aC, a tribo celta dos Parisii se instalou em uma área conhecida por Lutécia. Em 55 aC, quando os romanos conquistaram a Gália (França), fortificaram a região e estenderam a aldeia até a margem esquerda do Sena. O nome Paris foi dado pelos francos, quando estes chegaram a região, fazendo da aldeia a capital do seu reino.

Nenhum comentário: