quarta-feira, julho 05, 2006

Há cinco anos

 Posted by Picasa


Era uma quase madrugada como qualquer outra - porque você se levanta antes de o sol aparecer. Nós duas sentadas na mesa da cozinha, eu dando seu mingau e você cabeceando de sono. E então eu comecei a falar bem animada para ver se você acordava. Lá pelas tantas do meu palavrório, você levantou a cabeça, olhou em torno e, de olhos bem arregalados, perguntou: "Mamãe, você está falando com quem?"
Eu a-do-ro apertar todas as suas dobrinhas, todas as suas redondezas. Seu abraço gordinho cura todas as minhas feridas, tristezas, decepções e incertezas. Eu sei que você não é muito chegada às minhas tatuagens, meu cabelo avermelhado, as saias que sua madrinha faz pra mim ou aos sapatos doidos que às vezes a mamãe compra.
Se o estilo da Zé Colméia é um minimal contemporâneo, você é romantiquinha. Sua fantasia predileta, agora, é a de Julieta - a que você vestiu ontem, com brincos e gargantilha de strass e mais as quatro pulseiras de pérolas (sem contar a coroa, com aquele diamante amarelo absolutamente poderoso).
Ver você se alimentar é uma lição de gastronomia que até os séculos de boa mesa dos franceses desconhecem. Você não come: degusta, seja uma fatia de queijo no lanche ou a feijoada completa que a vovó faz. Ah, eu sei que te prometi comprar churrasquinho na volta da escola - mas eu engano sempre, arranjo uma desculpa e te empurro pra frente, longe do cheiro tentador dos espetinhos de carne de gato.
Mas, a despeito de você ser manhosa, teimosa ou geniosa, você é, acima de tudo, a lua amorosa que não deixa meu quarto ficar escuro à noite. Você não é ensolarada como sua irmã, cujo sol ora nos queima de tanto amor, ora é encoberto por nuvens negras que deixam tudo frio e úmido. Sua luz é mortiça, perolada, morna e constante. Sempre está lá, atrás das suas bochechas rosadas, dos seus olhos macios, e faz com que você seja a única que conseguiu, com um abraço bem apertadinho, fazer seu velho avô seco e reservado encher os olhos d'água de emoção.
Mamãe te ama muito, e agradeço cada minuto que tenho você ao meu lado. Feliz aniversário, Catatau. Que você ganhe todas as Barbies e pirulitos que deseja na vida.

4 comentários:

anouska disse...

ai que lindo! eu fico emocionada quando leio essas coisas, sabe? me lembra que um dia eu já quis muito, muito ter uma menina, que se chamaria isabel ou beatriz, e com a qual eu brincaria de boneca. mas o tempo passa e a gente engaveta os sonhos. será que para sempre? bjs

Anônimo disse...

SEMPRE me emociono lendo o que você escreve sobre suas filhas!

Marilia disse...

nosssssssssa se vc visse meus olhos agora...
tomara que catatau saiba a mãe que tem!!!!!
que coisa linda!

Anônimo disse...

ela tem VOCÊ.....