quarta-feira, agosto 16, 2006

Ciclos da História



Faz tempo que eu evito ler matérias sobre a ofensiva de Israel no sul do Líbano. Eu já trabalhei muitos anos em jornal e sei como uma bobagem, uma distorção, uma manipulação ou um erro de informação é repetido ad nauseum, porque se copia inúmeras vezes as informações. É como aquela brincadeira do telefone sem fio: alguém redige a matéria, que é vendida para agências internacionais, que as vendem para jornais que, através de suas próprias agências, as vendem para não sei quantos meios.
Por isso, para acompanhar a guerra eu acesso o blog do jornalista Hernán Zin, que está lá há mais de um mês. Ali consegue-se ler (e ver, pelas fotos que ele posta) como Israel tem repetido, 60 anos depois, o mesmo que alemães e outros povos fizeram aos judeus. O post de ontem, que fala do posto fronteiriço de Rafah e o desespero de milhares de pessoas para escapar de Gaza rumo ao Egito, faz com que eu sinta vergonha. Não por ser judia, não por ser israelense, mas por fazer parte da humanidade.
Se isso é ser ingênua, paciência. A vergonha permanece.

Um comentário:

Marilia disse...

nossa, s., fui lá ler o blog, e me deu um mal estar tão grande, tal qual o que sinto cada vez que vejo as fotos dos libaneses tentando voltar pra casa que não está mais lá. E vc tem razão quando traça um paralelo com o holocausto, porque eu tb senti esse mesmo mal estar na casa da Anne Frank...a história se repete e é triste que quem sofreu com isso, hoje se arrisque a repassar esse sofrimento.