sexta-feira, setembro 08, 2006

A guerra em filme



Tem passado por esses tempos, no Film & Arts (eu tenho DirecTV, não sei se esse canal está disponível em outras operadoras) "Shooting war", um documentário sobre os cinegrafistas que registraram as batalhas da Segunda Guerra Mundial (não confundir com o filme de ficção de mesmo nome, que virou cult).
O filme é do roteirista/produtor/diretor Richard Schickel e do produtor-executivo Steven Spielberg. Fala do primeiro conflito mundial a ser realmente documentado. Alguns não sobreviveram, mas são lembrados por colegas que estavam lá na hora - e muitas vezes filmaram e fotografaram a morte do amigo.
Eu sou aficionada por história, e a história das guerras sempre me fascinou por ser sempre um encadeamento de erros, enganos idiotas (que incluem de vírgulas erradas a implicância com bigodes), egos inflados e ingenuidades inacreditáveis. Por isso, esse documentário é tão fascinante. Mostra ainda os telejornais, as imagens que o público não conheceu, a precariedade das condições de trabalho e o perigo constante (incluindo cinegrafistas que foram obrigados a dirigir tanques, quando o soldado engarregado leva um tiro).
Se estiver de bobeira, assista. Ele fez parte do pacote composto por "O Resgate do Soldado Ryan: Edição comemorativa dos 60 anos do dia D" e mais "O preço da paz", documentário sobre a guerra desenrolada no Pacífico.

Nenhum comentário: