segunda-feira, setembro 11, 2006

Por acaso



Eu acabei de tomar um banho de 40 minutos. E ali, debaixo do chuveiro, escrevi mais um capítulo do meu livro, escrevi posts, cartas para as meninas, projetos de trabalho, bilhetes de despedida. Escrevo assim - como fotografo com os olhos e perco as fotos na memória (ou então as recrio com meu próprio photoshop). Andando na rua, indo buscar as meninas na escola, olho para as pessoas e imagino o que pensaram ao se vestir de manhã. Penso o mesmo quando vejo a foto de algum desastre ou atentado e me pergunto se, ao amarrar os sapatos ou escolher determinado par de brincos, a pessoa sentira o que estaria por vir.
Então, eu crio - diálogos entre mãe e filha, entre porteiro e morador, entre mendigo e os pombos. E converso comigo mesma. Discuto, debato, contemporizo, amacio, negocio, adio ou apresso. "Não faz isso, não!" ou "Se você não comprar agora, quando voltar não vai ter mais."
Me pego com os olhos rasos d'água ou rio escondido. Sorrio bastante pensando em alguéns e quandos, minha ruga entre as sobrancelhas se acentua quando lembro de outros e ontens.
Sinto cheiros, lembro sabores. E meu pensamento vai mudando de calçada a depender do que eu vejo. Uma cadeia de pensamentos que o Ronaldo tão bem descreveu aqui.

Eu não me imagino amanhã. Ou na semana que vem. Deixei faz muito tempo de planejar meu futuro - e preciso urgentemente começar a pensar no das meninas. Faz tempo eu escrevi uma carta em que dizia que meu pior defeito é ser canceriana - vivemos sempre no passado, ansiamos pelo futuro mas somos incapazes de viver o presente. Eu vivo o presente, agora. Ele me sai dos olhos das mais variadas maneiras, como ruas que partem da mesma praça e se bifurcam, alargam-se ou terminam em becos sem saída.
Eu gostaria de planejar. De pensar adiante, alguém, algum lugar.

Um comentário:

parla marieta disse...

Nossa, essa parte do post que você fala de escolher a roupa de manhã, do que as pessoas pensam, dos acidentes, parece que era eu escrevendo.
Nossa, que coisa.
Tudo muito interessante.
beijos
=^¨^=