terça-feira, novembro 21, 2006

...



No sábado, Zé Colméia começou a fazer birra nem me lembro mais por quê. Só sei que começamos a falar das amiguinhas e ela soltou um:

"Não gosto da Milena! A Carol disse pra todo mundo que a Milena é feia e ruim porque é pretinha!"

Eu fiquei tão chocada que nem sabia o que dizer. Primeiro soltei aquele automático berro de "Nunca mais diga isso da sua amiga" e fui embora. Foi o tempo de chegar na cozinha, respirar fundo e pensar "Que merda, não é assim!" e voltar lá.
Sentei na cama e conversei com ela e a irmã por quase uma hora. Continuei a conversar com elas durante o almoço. Falei da escravidão, do Holocausto, dos ciganos. Um pouco de cada coisa. Falei o que representava o dia de ontem. O valor das pessoas. Por que razão sempre insisti que o lápis é "cor de carne" e não "de pele".

E minha pequena entendeu. Inclusive que eu não quero que ela fique perto da Carol. Já marquei uma hora para falar com a coordenadora pedagógica. E descobri que Carol já fizera isso no ano passado: formar sua mini Klu Klux Klan em sala de aula.

Me espanta que um colégio daquele tamanho não tenha feito, até agora, absolutamente nada.

Um comentário:

Marilia disse...

por isso que eu te adoro :)