quarta-feira, junho 20, 2007

Há oito anos



Foi um ano difícil pra você - não foi, querida? Eu sei que foi. Você estava sofrendo muito por dentro, o desenrolar do divórcio chamuscando seu coraçãozinho cada vez com mais força, mais voracidade. Mas você resistiu bravamente. A cara zangada, os gritos, a agressividade, aqueles "Eu ODEIO você!" cuspidos para mim e para sua irmã - tudo isso desaparecia quando o seu cachorrinho brabo, que tão ferido estava, se escondia na casinha e a menina assustada se enroscava nos braços da sua irmã para dormir e chamava baixinho "Mamãe? Pode ficar aqui comigo um pouquinho, por favor?"

Nesse ano que passou você chorou muito - e eu chorei com você. Nós discutimos, brigamos, nos abraçamos e tateamos através dessa escuridão tão negra, muitas vezes tendo como guia apenas a luz cálida do sorriso confiante e amoroso da sua irmã. Aprendemos muito, erramos bastante, mas nós duas crescemos e compreendemos que, infelizmente, não se pode viver sem dor - e que o segredo é não lutar e deixar que ela venha, faça seu serviço... e vá embora.

Precisamente às 19h30m do dia 20 de junho de 1999 você chegou. Revirou tudo, dividiu minha vida em dois, me deu o que sou hoje. Aos oito anos, você é uma menina esbelta, pequenina, de mãos delicadas e dedos longos, pele macia e gênio forte. Se diz moderna, adora coisas diferentes, mas no fundo ama rosa, flores e tudo o que é romântico. Sua dureza é sua armadura para enfrentar o que mais fere você.

Mas quando você se senta - em qualquer lugar que seja - com aquele caderno já tão despencado, seus lápis de cera em pedaços e uma imaginação que não cabe num universo, eu disfarço, paro de fazer o que quer que seja só pra olhar pra você. Porque eu sei que dali vai surgiu uma história encantadora, uma roupa maravilhosa (que sua madrinha vai querer produzir), um retrato, sua alma.

Já desisti de tentar mensurar o meu amor por você. Ele enche tudo o que conhecemos e o que ignoramos quando eu me deito ao seu lado, no escuro, e fico ouvindo sua respiração, seu coração finalmente relaxar e entregar-se. Feliz aniversário, querida Zé Colméia. Que tudo o que você deseja se realize - inclusive ter, um dia, o seu unicórnio.

7 comentários:

anouska disse...

ah! parabéns pra zé colméia tão linda. manda pra ela um beijo grande da tia cris. [eu nunca vou esquecer aquele desenho tão fofo...]


=]

Anônimo disse...

Meus olhos se encheram de lágrimas...

Feliz aniversário para a sua doce pequena.

Ana disse...

Que coisa fofa, Suzana! Um beijo pra vocês 3. Nosso café sai? :-)

Lala´s disse...

Você podia ser um pouco mais sensível e escrever um texto um pouco mais maravilhoso, por favor? É que sou ogro :o))))))

Bjs do Lala´s

Tathy disse...

Lindo post! Parabens pra ela!

Lys disse...

Post lindo, e eu batendo ponto há dois dias para mandar um beijo para Zé Colméia sem conseguir nada. O velho problema com os comentários. Como felicidade a gente pode desejar sem data marcada, com dois dias de atraso, vão meus pensamentos carregados de boas energias para ela.

Um beijo nas três moças da casa!

Anônimo disse...

Feliz aniversário para essa gracinha tão forte.
Que ela seja feliz, muito, muito feliz.
Seu post me fez chorar.