quarta-feira, setembro 05, 2007

Cegueira branca

(E quer saber? Se numa cena destas alguém ficar olhando para o fundo da sala para procurar erro de continuidade, merece encontrar. Um baita esforço deste para nêgo vir dizer que não gostou do filme porque o barbudinho atrás da Julianne desapareceu no segundo contraplano? Give me a break!).

"Ensaio sobre a cegueira" foi o primeiro livro que eu li do Saramago - e carrega uma fieira de simbolismos em minha vida. E não falo da escrita.

Foi minha introdução ao mundo português guiada por meu ex-marido. Tal como no título e carregando no clichê, estava eu reclinada em flores, uma recèm-casada plena de alegrias, esperanças e ilusões. Me lembro de estar terrivelmente grávida, uma barriga gigantesca andando loucamente atrás do Saramago na Bienal do Rio.

Além de marcar o início do meu casamento, "Ensaio sobre a cegueira" me traz a imagem da encosta de uma colina, por onde Saramago suavemente começou a descer em sua carreira literária - caminhando devagar, aproveitando um sol de primavera e uma brisa morna. Sem pressa, sem trauma. Apenas... caminhou verde encosta abaixo. Cada vez menos gostei do que ele escreveu depois desse livro estupendo.

O que me chamou atenção, mais do que a cena do fogo-fátuo no depósito do supermercado, foi o cão das lágrimas. Assim como o cão das escadarias de São Crispim em "História do Cerco de Lisboa", sempre aquela sombra, sempre aquela figura que, quando menos se espera, está ali.

Sua grandeza e sua importância se resumem a isso: ele sempre só está... ali.

3 comentários:

Marilia disse...

Suzana, tipassim....
eu a-do-ro vc!
Beijo.

Lys disse...

Do Saramago s� li "O Conto da Ilha Desconhecida" e sempre que vou a uma livraria fico olhando para a prateleira dos romances dele e me perguntando qual devo comprar. Porque eu n�o quero pegar o livro errado e desgostar do Saramago, eu quero me apaixonar por ele. Voc� acha que "Ensaio sobre a Cegueira" � "o" livro?

Tamb�m estou passando por uma sensa�o de "descida de colina" com o Gabriel Garc�a Marquez, que eu amei descontroladamente em "Cem anos de solid�o". O "Amor nos Tempos do C�lera" foi bom mas nem tanto, "Do Amor e Outros Dem�nios" um pouquinho menos bom, idem com Candida Erendira; finalmente "Mem�rias de Minhas Putas Tristes" foi uma tremenda decep�o.

Renata disse...

ensaio sobre a cegueira me arrasou. enquanto eu estava lendo, andava pela rua e as pessoas me paravam pra perguntar por que eu estava tão triste. e era por um livro, que acabou comigo e eu amei tanto.

tô tão ansiosa pelo filme!