sexta-feira, dezembro 14, 2007

Cintilante

R$ 25 mil em dívidas, uma tuberculose que não se curou, muita solidão, noites de insônia, dias engolindo em seco, nunca nenhum almoço, choro escondido no chuveiro, privações, brigas, impotência, quase nenhuma paz de espírito: tudo sumiu naquele exato momento em que, no meio da nuvem de lágrimas que não consegui controlar, Catatau sorriu pra mim, vestida de branco, tiara de strass na cabeça, anel reluzente no dedo gordinho e diplominha na mão, na frente de sua turma.

Minha pequena se formou. Eu chorei muito, porque a felicidade em Catatau não é uma experiência solitária, egoísta, pessoal: minha filha tem o dom de fazer com que todos vejam que ela está feliz e, como por encanto, todos se sintam felizes também.

E ela sempre faz isso, mesmo inconscientemente. Ela foi Maria no peça de Natal. Contrita e com olhar humilde, vestiu seu manto pobre e surrado. "Cumpra-se em mim a vontade de Deus", disse ela, tentando ser grave naquela voz esganiçada dos seus seis anos, ao saber pelo anjo que seria mãe do filho de Deus, olhando para o céu e levantando as mãos.

O manto escorregou, os braços ficaram nus - e a platéia riu baixinho (que é pra ela não ficar sentida; e dali de cima eu vi que ela sorriu) ao ver a pobre Maria, no casebre onde morava, usando um rico bracelete de "diamantes" - porque minha filha pode ser pobre, limpinha e humilde, mas imagina se não ia botar um brilho na sua formatura! Como ela mesma diz, "Mãe, se você não tem brilho você não tem nada!"

A gente, nessas horas, tem certeza de que vive pra isso.

4 comentários:

neutron disse...

A certeza de que vive também pras coisas boas, né? A sensação de que vale a pena acaba sendo rara, mas é tão necessária.

E esse seu post aí embaixo me fez entender muita coisa sobre como é ser filho... :)

Beijos

Renata disse...

eu tava escrevendo meu comentário aqui, mas ficou enorme, vou mandar por e-mail...

Anônimo disse...

Eu, no seu lugar, vendo a menina no palco, ia chorar rios. Tenho o grave defeito de me emocionar demais com essas cenas de crianças. Parabéns para Catatau e parabéns para você, que batalha tanto para que essas meninas sejam felizes e brilhantes (literalmente!).

Um beijo,
Lys

Anônimo disse...

Parabéns por essa conquista, sua e de Catatau. Uma prova de que o esforço sempre vale a pena por mais difícil que possa parecer.