segunda-feira, junho 30, 2008

...

Sabe, eu nunca pedi nada aqui, mas às vezes a gente tem que deixar o orgulho de lado.
Se você trabalha na secretaria estadual de Saúde ou conhece alguém que trabalha: o câncer do meu pai voltou e o medicamento que ele tem que tomar (Zoladex LA 10.8) custa R$ 1412,00 a caixa. O estado fornece o medicamento, mas é preciso cerca de dois meses de espera até chegarem as primeiras ampolas. Aos 73 anos, acredito que procurar uma cadeira confortável não seja o bastante.

O procedimento: passar por um hospital da rede pública para obter o número de prontuário. Levar todos os exames que se tem. Explicar a situação e pedir 4 vias para Solicitação de Medicamentos Especiais (SME - eles têm no hospital) indicando a quantidade necessária de ampolas, uma receita pra cada mês que será utilizado e um laudo médico explicando o seu caso para justificar o medicamento. Separar seus documentos: identidade, CPF e comprovante de residência com cópias. Juntar com as vias SME, as receitas e o laudo e levar na Rua México 128/4º andar, no centro do Rio. (atendimento de segunda a quarta das 9h às 11h). Eles retêm os documentos por quinze dias e marcam o retorno, cujo atendimento é de 11h às 15h. O medicamento é liberado (SE o pedido for aprovado) em 30/45 dias.

Dicas e informações serão bem-vindas.
Obrigada de coração.

5 comentários:

Anônimo disse...

Procura a Promotoria de Saúde. Explica a urgência e é só esperar que eles entrem com a ação judicial em caráter liminar. Nenhum juiz nega. É rápido e eficaz.
Boa sorte.

lola aronovich disse...

Oi, Su! Gostaria de ter alguma sugestão pra esse drama, mas não tenho. Aceite a minha solidariedade, e torcida pra que tudo dê certo.
Li o seu post sobre a sua Zé Colméia. Que lindo! Do pouco que sei do seu relacionamento com as suas filhas, gosto muito. Vc tenta ser uma ótima mãe. Abração!

Anônimo disse...

Eu ia dizer que não sei como fazer, até porque tive que pagar pelos 2 meses um dos remédios que a filhota toma - 100 a dose. Uma por dia. Faz as contas. Ainda bem que resolvi poupar dicunforça há uns 15 anos (era pra comprar um apartamento sem ter que vender o que eu moro).
É a 'saúde quase perfeita' do nosso Presidente. A dele, né?
Fico aqui torcendo pelo seu pai.

Madame disse...

oi lindona... não conheço ninguem que trabalha lá, mas vou me informar.
faça um abaixo assinado on line, mande publicar no jornal. faça um escandalo.
quem sabe ajuda.

beijo.

Anônimo disse...

Suzana, minha mãe também tomava um medicamento que era EXATAMENTE o mesmo esquema. E mesmo cumprindo todas as exigências, os remédios nào eram entregues no prazo. Ela e um grupo de portadores do mesmo vírus entraram com uma ação na justiça e só assim conseguiram receber. Infelizmente, aqui no Rio, é (ou era) assim que funciona.
(na época, o Estado atrasava o fornecimento para forçar mesmo as liminares... desse jeito eles podiam comprar sem licitação, dado o caráter de urgência e necessidade de atender a ordem judicial...)

Então, infelizmente, a única coisa que posso te aconselhar é: procure a justiça. O caso do seu pai não é o único, isso é mais comum do que a gente pensa e, como já falaram, é rápido e eficaz e sem chance de ser negado por qualquer juiz.